26 julho, 2010

De Circo para Pole dance

Durante o meu treinamento de pole, noto que ainda meu desempenho não é 100% proveitoso o bastante para que eu consiga evoluir dando o melhor do meu corpo. Pensando nisso fui atrás de outras modalidades que me ajudasse a melhorar ainda mais a minha força muscular, minha flexibilidade e resistência. Encontrei o body balance e o pilates, que são ótimas atividades físicas para treinar resistência muscular e cardio além de queimarem calorias. Não consegui identificar muitos benefícios no meu treinamento de pole com a ajuda desses dois exercícios, além de força e resistência. O que busco no treino é a flexibilidade, que é o meu principal desafio, “sou indobrável!”

Sabendo que o pole tem origem circense, resolvi procurar pelas atividades da mesma categoria como Tecido acrobático e a Lira. São duas atividades que me apaixonei também. Agora só falta encontrar quem ensine e praticar.

É uma dica muito válida para quem quer fazer pole dance e não sabe como começar. São atividades com bases muito parecidas apesar de trabalhar em aparelhos diferentes. Encontrei dois textinhos curtinhos que resumem as atividades no que trabalham e o que exigem, e se encaixam perfeitamente com o que eu busco.


Tecido Acrobático / Tissue Acrobatic / Silk Aerial



*Tecido* - Aparelho aéreo que trabalha simultaneamente os membros superiores e inferiores. Consiste em pendurar-se, enrolar-se no tecido e realizar quedas, posições invertidas ou posturas estáticas. Trabalha todos os grupos musculares, com ênfase nos membros superiores e costas. Melhora a flexibilidade, a agilidade, a resistência e a força.
Aqui tem outro video incrível de tecido que vale a pena ser visto. CLIQUE AQUI

Esse eu encontrei onde fazer, pra quem é SC tem disponível poucas vagas no programa de extensão UFSC. (link de programação e cronograma da extensão)


Lira / Lyra / Aerial Hoop



*Lira* - Aparelho aéreo, em formato de círculo, que fica suspenso por um cabo de aço. Tem como objetivo a execução de movimentos clássicos de circo, posturas estáticas penduradas pelos braços, pernas, pés, quadril, ou até mesmo pelo pescoço. Exige flexibilidade, força, elegância, suavidade e graça.

Já a Lira eu não achei em lugar nenhum para fazer ou que ensine, mas acho que vou dar um jeito de criar uma lira em casa. Não sei quando ou como, mas vou tentar fazer de alguma forma. =P

0 comentários:

Postar um comentário